sexta-feira, 5 de março de 2010

Projétil de Ouro - PANTERA. Fucking Hostile!

Um seguidor do Metal que se preze, tem que no mínimo conhecer essa banda. Ela mostrou a todos Dimebag Darrel, o grande guitarrista que junto com seu irmão Vincent Paul Abbott, Rex Brown, Donnie Hart e Terry Glaze, formou a Pantera, em 1981. Que seria uma das maiores bandas do século XX.
Nos primórdios, o vocalista inicial Donnie Hart partiu. Entrou em seu lugar Terry Glaze. Com ele, a Pantera gravou seus três primeiros álbuns, Metal Magic em 1983, Projects in the Jungle em 1984, e I am the Night no ano seguinte. Nesses álbuns, a Pantera ainda era conhecida pelo seu som Glam Metal, notando-se inclusive, influências de Kiss.

Em 1988, Pantera sofreu uma revolução. Terry Glaze foi demitido, e Phil Anselmo entrou para mudar completamente o seguimento da banda. Nesse mesmo ano, foi gravado o Power Metal, onde já dava para perceber a grande influência Thrash que o novo vocalista trouxera.

Dois anos depois, Pantera ficou de vez, afirmada no cenário do Metal. Com Cowboys from Hell, a banda decidiu seguir seu caminho Thrash, com músicas mais pesadas, o álbum foi o primeiro de grande sucesso comercial. Porém, ainda podia ser observado vocais ao estilo Rob Halford, do Judas Priest, voltados para o Heavy Metal.

Em 92, o peso das músicas da banda se tornou ainda maior, com o seu álbum de maior sucesso comercial Vulgar Display of Power. Nesse, Anselmo abusou no vocal gritado, se tornando uma das marcas da banda. Far Beyond Strenght foi lançado dois anos após, também com um bom sucesso de vendas, e o mesmo estilo do anterior. Os berros, a violência, e o lado brutal da banda foi mais exposto com o penúltimo disco The Southern Trendkill em 1996. Devido ao estilo do álbum e à época de seu lançamento, acabou por ter um sucesso mais moderado.

O ultimo álbum, Reinventing the Steel em 2000, trouxe Goddamn Electric e Revolution is my name, músicas que merecem destaque.

O fim da banda não foi nada amigável, após muitas turbulências, Anselmo saiu em 2001 e seguiu em sua banda paralela Superjoint Ritual. Já os irmãos Dimebag e Vincent Paul trilharam com o Damageplan, travando uma "batalha" promovida pela imprensa com a banda do ex-vocalista. Em 2004, ao entrar no palco em um show junto a Damageplan, Darrel foi assassinado a tiros por Nathan Gale, que estava na plateia e acabou sendo morto por um policial.

Não é nenhum exagero falar que poucos vão atingir o "status" que Pantera conseguiu. Poucos.

Integrantes: Phil Anselmo - vocal

Dimebag Darrel - guitarra

Rex Brown - baixo

Vincent Paul - bateria


Nenhum comentário:

Postar um comentário